O grande líder Moisés havia morrido, Josué o seu ajudante fiel, assumiu a grande responsabilidade de liderar a nação de Israel na conquista da Terra Prometida.

Podemos imaginar a insegurança de Josué, acostumado a acompanhar a Moisés em seus encontros com Deus, provavelmente, se perguntava:

Será que Deus também me orientará como orientou a Moisés?  

Será que Deus manifestará  o Seu poder, como manifestou a Moisés?

Nessas circunstâncias Deus fez promessas a Josué e lhe mostrou qual é a verdadeira Fórmula do Sucesso.

 

“Tão somente esforça-te , e sê muito corajoso.  Cuida em fazer conforme toda a lei…. dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei;  medita nele de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito.  Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Não te mandei eu?  Esforça-te, e tem bom ânimo.  Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares”.  (Josué 1: 7-9)  

 

Vamos pensar um pouquinho, sobre os conselhos dado a Josué por Deus para que ele fosse bem sucedido em sua missão:

 

1.“Tão somente esforça-te , e sê muito corajoso”

Para levar avante uma missão, você precisa se esforçar, colocar energia, disciplina, ter coragem para enfrentar as críticas, as palavras de desânimo, de que não adianta, de que você não vai conseguir, não vai dar certo….

Quando vem o desânimo.  

Falar o que a Palavra diz sobre o desânimo…

Outros textos:

“… coragem, pois, e sê homem”. (1 Reis 2.2)

“Sê forte…” (1 Crônicas 19.13)

“Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus… Ele vem e vos salvará”. (Isaías 35.4)

“… Tem bom ânimo, filho… Tem bom ânimo, filha…” (Mateus 9.2,22)

“… Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou Eu. Não Temais!” (Mateus 14.27)

“Estas coisas tenho dito para que tenhais paz em Mim.

No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo”. (João 16.33)  

 

2. Cuida em fazer conforme toda a lei”

Josué não poderia deixar de cumprir as ordenanças dadas por Deus. Era para cumprir tudo o que foi mandado.

Se você tem um Sonho, uma Missão, para alcançá-lo é necessário montar estratégias, planos e cumpri-los e isso requer determinação e disciplina.

 

3. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei”

Há poder na Palavra. Josué precisava estar falando as promessas e ordenanças de Deus,  por isso necessitava meditar todos os dias, para que estivesse muito consciente da vontade e direção divina.

Se você quiser seguir a Vontade de Deus pra sua vida, também precisa conhecer o que Deus fala na Sua palavra.

Mas levando para o mundo prático, empresarial, ao ter um sonho, uma meta, uma missão pra realizar, é necessário falar, fazer afirmações do(s) seu(s) propósito(s), porque há poder na palavra.

 

4. “Esforça-te, e tem bom ânimo”

Ânimo se refere ao humor, estado de espírito de uma pessoa. Se animada, positiva, alegre, entusiasmada  ou desanimada, triste, deprimida.

Se você deseja ser um vencedor, não pode permitir que o humor negativo, o desânimo, a dúvida neutralize o seu humor positivo, o seu entusiasmo. Interessante que a palavra entusiasmo tem origem grega, que significa “ter um deus interior”ou “estar possuído por Deus”.

 

5. “Não pasmes, nem te espantes”

Segundo alguns autores, só há 2 emoções – amor/gratidão e temor.  Concordei porque a minha premissa maior, a Bíblia, diz: “No amor não existe o medo; antes, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. (1 João 4.18)

Assim se você estiver determinado a conseguir uma meta, a emoção que precisa estar associada ao pensamento é a gratidão/amor/felicidade por já ter alcançado. Se houver temor/dúvida você não conseguirá o que almeja.

 

6. “Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares”

Essa foi a promessa que Deus fez a Josué e também é a promessa que Jesus fez ao ascender aos Céus, que estaria com os Seus, até o fim dos tempos.

Com essa promessa de ter Deus em você e em todo lugar, você pode caminhar seguro, confiante, sabendo que é certa a vitória!

 

Momento Coaching

Quantos desses conselhos dados por Deus a Josué e em muitas porções bíblicas, você tem colocado em prática para que possa viver uma vida de vitórias?

Que Deus o abençoe a ter uma vida abundante em todas as áreas de sua vida. Nos vemos na Parte 2.

Club Mindset do Relacionamento – um espaço para a construção de Mindset, Auto Estima e Relacionamento.

Compartilhe!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *